• A Hemodializada

    Consulta na nutricionista

    Hoje foi dia de consulta na nutricionista. Eu não estava de muito bom humor por causa da dor de cabeça, mas acabou por correr bem! Deu-me vários puxōes de orelhas, bem merecidos e disse que me ia fazer um plano alimentar para ajudar a perder peso. Apesar de eu nunca respeitar as restrições alimentares, a verdade é que estas consultas com a nutricionista são bastante importantes no controlo do que podemos ou não comer sendo insuficiente renal. Além da água, na alimentação também temos muitas restrições, pois temos que controlar o aumento de potássio e fósforo, substâncias existentes na alimentação que se atingirem valores muito elevado pode causar vários problemas,…

  • A Coruja,  A Hemodializada

    Esta semana tem sido complicada. O marido foi de viagem. E eu por algum motivo que ainda não descobri não tenho me sentido muito bem.Não é invulgar o facto de vez em quando o nosso organismo reagir menos bem à diálise. Uma bomba que 3 vezes por semana, bombeia o sangue para fora do nosso corpo, filtra o sangue e bombeia de novo para dentro do nosso corpo. Este entra e saí obriga o coração a trabalhar de uma forma não natural. Muitas vezes acabando por ficar mais cansado. Assim é como ando, mais cansada e com algumas dificuldades a respirar. Noto que não tenho conseguido tirar os líquidos na…

  • A Hemodializada

    As partidas da vida

    A vida é feita de obstáculos! Por vezes aparecem-nos surpresas na vida com a qual não contamos. Planeamos uma vida, uma família, vamos construindo os alicerces das fundações dessa família. Tens filhos, adaptas todo o teu mundo em função deles e mais uma vez adaptas-te às necessidades constante das crianças ainda bebés. Quando finalmente estás estável no ambiente familiar tentas dar mais na tua carreira, investir e tentar um lugar melhor… tudo está de feição… tudo correr para o melhor. Sonhas que mais uns tempos e podes tentar novamente um gravidez como desejas. Mas a vida gosta de pregar partidas, então leva-te ao hospital onde te diagnosticaram com insuficiência renal.…

  • A Hemodializada

    Tenho medo de ficar doente! Say what?

    Eu já aqui disse que não me considero uma pessoa doente, apenas alguém com limitações. E para mim temos todos de viver com as nossas limitações, uns mais que outros. Assim sendo, não há nada no mundo que faça com que eu não continue a viver a minha vida na normalidade e me detenha de correr atrás dos meus sonhos.

  • A Hemodializada

    Eu não sou doente!

    Hoje ao encontrar um amigo da minha sogra, ele perguntou-me como é hábito como estava, como andava? Pergunta habitual de quem não me vê há muito tempo. Respondi que bem, como sempre.  Então a minha sogra responde que nem parece que eu sou doente. Ao que eu retribuo logo: – Mas eu não sou doente! Posso não ter 2 rins! Mas doente não sou! E é verdade! Não me sinto doente e não o sou! Sou alguém com algumas capacidades limitadas e para mim todos nós temos certos limites. Certas incapacidades, uns mais que outros. Depois de ser diagnosticada deparei-me que a sociedade descrimina as pessoas com capacidades limitadas. E isso…